sexta-feira, 29 de abril de 2011

Verdades Imperfeitas. Texto de Patrícia Daltro

Tenho amigos ótimos na blogsfera. E, muitas vezes o que o outro escreve sobre si mesmo, se encaixa perfeitamente em nós...

E isto aconteceu comigo. A Patrícia Daltro, do blog A Vida Sem Manual escreveu um texto que caiu como uma luva em meu momento. Pedi permissão para repostar aqui e ela aceitou. Obrigada Pat.

Verdades Imperfeitas

Ora, querida, mas nem tudo é sobre você. Nem tudo é você. Sabe, existe vida lá fora e pessoas sofrem também. Telefones não tocam sempre. Ou e-mails simplesmente não acontecem. Sabe, meu bem, existe um oceano de lágrimas sendo derramado todos os dias por tantas, ocultas nas telas do pc, você é apenas mais uma, ok?

E a vida? a vida segue adiante sem piedade, mas também sem ser cruel. Por que ela é apenas isso: Um dia depois do outro. Nada mais. Não existem desígnios, destinos, acasos... ah, o acaso... o acaso também pode ser sinônimo de coincidência, ou não... Depende de você, do que acredita. Por que isso, bem, isso é seu.

Mas, o resto, não, não é sobre você. Não é porque você é você.O mundo te ignora, querida. Não o mundo-pessoas, essas podem te ignorar ou não. Mas a mundo-vida, esse apenas segue o seu curso. Você é um nada, mas pode ser tudo. Desde que não seja envolta em culpa. Nem tudo é sua culpa, nem tudo é por sua causa. Às vezes, as coisas simplesmente acontecem.

Por isso, entenda, ninguém vai vir ofertar colos agora. Nem secar suas lágrimas. Nada vai dizer qual o caminho a ser percorrido. Nem eu. Por que eu, bem, eu sou apenas você, desfeita em lágrimas, no espelho do banheiro. Não posso te ajudar em nada, tampouco promessas. O que posso fazer por nós duas, é te dizer que daqui a pouco a noite vai terminar, o dia vai clarear e querendo ou não, tudo, tudo vai continuar a ser exatamente como sempre é, apenas mais um dia. Então, enxugue as lágrimas mais uma vez e siga em frente.

4 comentários:

Zergui disse...

Quantas vezes, muitos de nós, ao nos fitarmos no espelho, automaticamente, descobrimos que existe outra pessoa na imagem?
Envelhecida, algumas vezes radiante, outras com ar de preocupação.
Pode ser também que não consigamos nos reconhecer, ao nos observarmos demoradamente, após agir por impulso e ter provocado mágoa em um ente próximo.
Para onde a existência nos leva?
Já estamos chegando ao mês de maio. Parece que o assunto Dilma desconhecida foi ontem e hoje ela é a presidente.
Parece que foi ontem que conhecemos um recém nascido; hoje ele mesmo ostenta o título de pai ou de mãe.
Miramos o reflexo no espelho e já não sabemos quem o que vemos.
A vida seguiu seu curso, tão rapidamente, como no estalar de dedos, e logo não a teremos mais.
Talvez seja por isso que tantos insistem em que temos de reverenciar cada dia de nossas vidas.

Vanessa Anacleto disse...

Excelente texto. Patricia é show de bola!

beijos

Anônimo disse...

Beta, muito realista o texto e muito criativo. Ao lê-lo, sentí que a vida continua, todavia eu tenho que "regá-la" para que os frutos venham acontecendo. O mundo gira, eu rodo e tempero a minha existência com amigos como a minha querida Beta.
Beijos no coração.
Manoel.

Coisas da Gigi disse...

EU fiquei completamente apaixonada por esses texto e vc sabe como eu sou pra texto né? Mas o que ela escreveu é tão profundo e ao mesmo tempo simples de ser lido e entendido e mais ainda da gente repensar sobre nós mesmas. Pede à ela se eu posso reproduzir lá no Coisas? Vale a pena, vc viu que estou com mudanças lá né? estou querendo um ar mais intimista, mais para minha cuca maluca.