terça-feira, 30 de agosto de 2011

25 Fatos Curiosos sobre canhotos


Ser canhoto não é fácil. O tempo todo precisam se adaptar ao mundo dos destros, mesmo que inconscientemente.
Seja numa carteira escolar, com um mouse ou um abridor de latas, eles têm sempre que improvisar uma maneira de usar esses e outros objetos com a mão esquerda ou então, usar de forma desajeitada a mão direita.



Aqui estão 25 fatos curiosos sobre canhotos




  • Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial.
  • A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita.
  • Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.
  • Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças.
  • Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.
  • Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.
  • Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.
  • Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita.
  • Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.
  • Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.
  • Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.
  • Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.
  • Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.
  • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.
  • O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.
  • Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.
  • Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.
  • Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte.
  • Destros vivem mais do que canhotos.
  • Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.
  • Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.
  • Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.
  • Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.
  • O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.
Na população mundial existem apenas 10% de canhotos. Eles são um grupo minoritário... Tem até grupo de proteção, dia especial, lojas específicas!!
É sério! Sabe qual é o dia do canhoto? Dia 13 de agosto. Sabe quem sugeriu esse dia? O Lefthand International , o tal grupo de apoio! E sabe por que? Por que o 13 de agosto de 1976 caiu numa sexta feira. Sacaram? Sexta feira 13.
O Lefthand International achou que essa data enfatizaria o preconceito que os canhotos sofreram durante toda a história da humanidade, principalmente no aspecto sobrenatural. .. E é aí que entra nossa parte!!!


Desde tempos remotos o lado esquerdo é associado a coisas ruins. Os antigos romanos já olhavam com desaprovação os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem escudo-espada podia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco. Eles até poderiam ir apara o exército, mas deviam treinar com a mão esquerda amarrada nas costas para forçá-los a usar a espada na direita.
Acham isso desumano? Pois saibam que até hoje existem mães que forçam seus filhos a escrever com a mão direita dessa mesma forma. Amarrando a esquerda nas costas! Nos tempos que as professoras podiam bater nos alunos, os pobres canhotos sofriam. Se a professora os pegasse escrevendo com a esquerda, era porrada na mão com certeza.

A igreja católica então, adorava canhotos. Nos tempos da "Caça as Bruxas" na inquisição, o canhotismo era associado à feitiçaria. Era prova suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa!E o budismo? Também tem preconceito com os canhotos. Buda, ao relatar os caminhos para atingir o Nirvana (Elevação espiritual máxima) , este se divide em duas partes. O caminho da mão esquerda deve ser evitado pois é o jeito errado de se viver. O outro é o caminho da mão direita, que é digno e remete à purificação da alma.O uso da lado esquerdo também é associado à má sorte. Quando você quer começar algo, esperando que a sorte o acompanhe, costuma "entrar com o pé direito". Na Escócia, entrar com o pé esquerdo numa casa não é recomendável. Eles acreditam que você está levando o demônio para dentro da residência.
Até os esquimós associam o canhotismo com malignidade. Eles acreditam que um canhoto é um feiticeiro em potencial. 
O filósofo religioso judeu Maimonides escreveu uma lista de "cem defeitos físicos" que os judeus deviam ficar longe. Entre eles estava o canhotismo.
Mas se você é canhoto e está triste com tudo isso, não se preocupe. Estudos mostram que os canhotos, por usar com mais freqüência o lado direito do cérebro (isso mesmo, comando cruzado) , possuem uma capacidade diferenciada. Estatisticamente possuem QI mais elevado. O lado direito do cérebro é associado a arte, sentimentos, emoções, expressões. Por isso tendem a se interessar por arte, cinema, teatro, música.
Curiosidades:
*O canhoto também é chamado de Sinistromano ou Esquerdino.
*A tríade do desgosto para o canhoto é: "Tesoura, régua e abridor de latas". Se não forem especiais (e quase nunca o são), os deixam mais perdidos que cego em tiroteio.
*No desenho animado "Os Simpsons" o personagem mais temente a Deus é o único declaradamente canhoto. Ned Flanders. Inclusive é proprietário de uma loja com venda de instrumentos para canhotos chamado "Canhotorium" .
*Na Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também significa "Pessoa estranha".
Um canhoto famoso foi Leonardo Da Vinci. No entanto ele tinha uma forma esquisita de escrever. Para proteger seus documentos de olhos curiosos ele costumava escrever da esquerda para a direita. Suas anotações só poderiam ser lidas se colocadas em frente a um espelho.
*Existem pessoas que possuem a mesma habilidade com as duas mãos. Eles são chamados "Ambidestros" . Essa palavra é um claro preconceito com os sinistros... Afinal por que não poderia ser chamado de "Ambicanhoto" ?
*No Japão antigo um homem poderia se diverciar de sua mulher se descobrisse que ela era canhota.

Recebido via e-mail. Desconheço a autoria.

Um comentário:

Elaine Cunha disse...

Beta, meu irmão mais velho é canhoto.
Gostei do texto!
beijos, Elaine
www.caminhandocontando.com