sábado, 3 de setembro de 2011

Por que nos magoamos?

Tenho observado algumas coisas...
Tanto através de minhas experiências, quanto através das experiências dos que estão à minha volta...
A vida é difícil, o ser humano complica muito as coisas... 
A felicidade é o alvo de todos, mas os caminhos... Ah, os caminhos...
Estes são únicos!
Duros, difíceis, tortuosos. Por mais que corramos, que lutemos, que agarremos com unhas e dentes nossos sonhos, sempre nos magoamos.
E por que nos magoamos?
A mágoa vem sempre de algo que nos atinge, algo que vem do outro.
O outro... sempre tão difícil, sempre tão estranho...
Com razão ou não, a mágoa dói, fere, abre um enorme buraco em nossas almas. A dor da mágoa é algo inexplicável e difícil de descrever.
Eu sempre pensei que a maioria das coisas que nos acontece, nós permitimos.
Sim, permitimos. Abrimos nossa vida, nossa mente, nossa alma para alguém. Baixamos a guarda e pronto! Lá vem o trem sem freio da mágoa a nos acertar em cheio!
Achamos que podemos mudar a pessoa X, que podemos transferir nossos anseios para a pessoa Y, que a pessoa W trará nossa felicidade...
Achamos, pensamos e... Agimos errado!
A mágoa, normalmente vem de algo que projetamos no outro e que não acontece! Do retorno que não recebemos, ou do ato que julgamos desrespeitoso.
É claro que existem as exceções. Nada é completamente regra, mas normalmente a mágoa acontece porque abrimos os olhos, num dado momento, e percebemos que o outro não corresponde às nossas expectativas, que não nos respeitam etc. Aí vem o choque, a dor, a decepção.
É claro que, como vítimas, não percebemos o nosso erro. Não percebemos que nossa parcela de culpa (se é que a culpa existe) também está lá, batendo à nossa porta, juntinho com a mágoa.
Pense nisso. Se proteja, se ame, se guarde.
Busque as expectativas dentro de você, projete seus anseios em você, encontre a felicidade em você!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Beta, minha amiga do coração. Muito legal esta postagem porque é de uma profundidade muito grande.
Como somos seres diferentes uns dos outros, nossos referenciais também diferem. Por isso, muitas vezes magoamos alguém e nem percebemos. Beta, minha querida, a melhor maneira de conviver com isso é intensificar o diálogo. Não só o virtual, mas o "olho no olho".
Muitas de nossas decepções vão por água abaixo e também aprendemos um pouco mais sobre a complexidade das mágoas.
Beijos no seu coração e muita felicidade em sua vida.
Manoel.

Roberta de Souza disse...

Manoel, querido. Belas palavras!!

Bj

Beta

RUDYNALVA disse...

Beta!
Concordo com você: só pode nos magoar, se nos deixarmos magoar. O maior problema é que somos tão sensíveis que por vezes, a intenção nem é nos magoar, entretanto, nos ferimos!!
Parabéns por seu belo texto experencial!
cheirinhos
Rudy

Coisas da Gigi disse...

É uma verdade querida amiga, nos magoamos porque muitas vezes permitimos isso. A expectativa que temos do outro ser assim, da certeza que estamos no caminho certo sem olhar o todo, nós quando queremos uma coisa não olhamos se aquilo vai fazer bem pra gente se é o certo pra gente. Queremos e pronto! E aí? Vem a mãgoa quando descobrimos que não era bem assim, que o outro não era bem assim, que aquele trabalho não era bem assim, e por aí vai, em vez de pensarmos antes de mergulhar fundo numa determinada situação, mergulhamos daí já foi e pra situação se desenrolar sem mágoa é muito dificil quase que impossível.
Como disse o amigo o diálogo é a melhor forma, até o diálogo consigo mesmo, começar a se perguntar o que vai ser realmente proveitoso e bom pra gente ou não.
Beijos e te adoro viu? Tô sumida mas tô sempre de olho.

Roberta de Souza disse...

Meninas isso é foda! rs
Tenho que me controlar sabe... oq senão me acontece direto...

bjkas

Everson Russo disse...

São tantas coisas que levam uma pessoa a se magoar profundamente com outra,,,muitas vezes até,,,pequenos momentos...grande beijo de bom dia pra ti querida.

Luma Rosa disse...

Não dá para prever a mágoa e temos que arriscar nas relações, procurando fortalecer os vínculos afetivos. A mágoa é proporcional ao carinho que sentimos pela pessoa, assim, quanto maior o sentimento, maior é a mágoa. Talvez não devéssemos depositar tanta confiança e ficar com um pézinho atrás, mas daí? Deixaremos de viver a vida integralmente. Boa semana! Beijus,

Irene Moreira disse...

Beta
Tens toda razão. Temos que pensar em nós, na nossa felicidade e não permitir que venham nos magoar, nos fazer chorar e deixar de viver o melhor que vida tem para nos oferecer.

Beijos

Luna Blanca disse...

“A noite chega, os poetas acordam e vão sair à procura de seus versos e poesias, acreditando que ainda existe o Verdadeiro Amor.”