terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que está acontecendo com nossos jovens???

A Bienal do Livro acabou...
Foi muito trabalho e correria total. Mas em alguns momentos dei umas voltas, comprei alguns livros e revi amigos de antigas Bienais.
Nestas 4 Bienais que trabalhei, sempre vi a correria da criançada e dos adolescentes quando aparecia alguma celebridade. Sempre houveram adolescentes que, querendo chocar e ir contra tudo (normal da idade), se apresentavam arredios e um pouco mal educados. 
Mas nesta eu juro que fiquei chocada.
Os pequenos, normalmente mais fáceis de lidar, apresentaram uma falta de educação absurda. Todos, inclusive os de escolas particulares. Passavam por cima das pessoas, mexiam em tudo sem nenhum respeito, passavam feitos trens descarrilhados, levando qualquer um que se apresentasse em seus caminhos.
Os adolescentes então... Meu Deus!
Paquerinhas à parte, eles estavam lá para tudo, menos para a cultura.
Zoneavam tudo por onde passavam, e eram trens mais descarrilhados ainda. E se você ficasse na frente, ainda ouvia belos palavrões.
Furavam filas, eram grosseiros e não respeitavam nem os autores.
Eu vi algumas destas coisas acontecerem (inclusive um desrespeito absurdo por uma autora de considerável idade).
Fiquei chocada, horrorizada e profundamente triste com a falta de educação.
Por onde eles passavam, a sujeira do lanche ficava pelo chão. 
Em um evento onde o destaque é a cultura, a literatura, vi que estas crianças não sabem nada sobre cultura...
Educação, moral e ética então, nem se fala...
Não sou velha. Tenho 30 anos, e sinto uma diferença absurda de comportamento em um tempo muito curto.
O que está acontecendo com nossos jovens?
Onde isso vai parar?

2 comentários:

Elaine Cunha disse...

Beta, me fez a mesma pergunta
Onde vamos parar?

Seu desabafo me fez lembrar que compartilho o mesmo sentimento quando vejo as pessoas se atropelando nos metrôs da vida

Bjos, Elaine
www.caminhandocontando.com

Anônimo disse...

Boa noite,
Eu sou professora e estou querendo, me questionando o perfil desses jovens. É o que me pergunto: Onde vamos parar? Parabens pelo relato ocorrido na Bienal, é exatamente isso que acontece hoje. Eu acredito que o ECA veio para prejudicar nós adultos ( em qualquer profissão), eles podem tudo,vc não pode nada, porque eles já tem na ponta da lingua ( vc conhece o Estatuto do Criança e do Adolescente?) Eu estou aqui na escola no computador e pesquisando no google ( sobre o o perfil do jovem hoje ) perdeu-se os valores
Luiza