sábado, 14 de maio de 2011

Ame-se

O que mais vemos hoje em dia são relacionamentos deteriorados, casais deprimidos, fins desgastantes, dor e sofrimento...
Livros de autoajuda, fuga da realidade, terapia, exercícios, amante... Tudo é foco para as pessoas desesperadas, tentando salvar seus relacionamentos.

Um dia alguém me perguntou se o amor aguenta tudo.
Pensei, pensei, pensei mais um pouquinho e respondi: não. Não suporta mesmo. Até porque, por mais que você ame, como lidar com descasos, desentendimentos constantes, desencontros, abandono, solidão à dois?
Os únicos seres, em minha opinião, que aguentam estas bombas, são pessoas sem amor próprio, inseguras e dependentes. Preferem viver deprimidas, desenvolvendo doenças mentais e físicas, ao lado de quem não as merecem...

Olhe para você, olhe mesmo! Bem lá dentro. 
Quem você é? O que deseja para sua vida?
Há quanto tempo você não se ama, não se cuida? A quanto tempo não se agrada, não fica a sós com seu eu?

Qualquer coisa que queremos dar, inicialmente, precisamos ter. Assim também funciona com os sentimentos. Se você não se ama, como poderá amar alguém? Se não é feliz, como poderá fazer alguém feliz?

A projeção da espera no outro nada mais é do que o maior erro do mundo. O outro não pode ser responsável por suas frustrações, dores e tristezas... 
O pior sentimento é a autopiedade. É confortável culpar o outro, e se posicionar como a vítima. Mas toda verdade tem dois lados, todos os caminhos são feitos de altos e baixos, não existe razão absoluta quando o assunto é relacionamento. Ele é errado? Eu acredito! Mas e você? E os seus defeitos? Seus erros? 

É fácil sofrer e se abandonar na dor lancinante da perda. Perda? O que significa isso? Como perder o que nunca foi seu? 
Eu entendo, juro que entendo. Abandonar-se na dor, adoecer, subir no pedestal da autocomiseração é mais fácil que lutar, que levantar a cabeça, que seguir adiante. Mas entenda, ser como o bambu é a única saída. O bambu enverga mas não queba, se dobra, mas volta a levantar, independente da ventania que se aproxima.

Você pode não acreditar, mas todas as ferramentas estão dentro de você. Basta conhecer VERDADEIRAMENTE quem você é. O que quer. O que projeta em sua vida.

A dor é inevitável, o sofrimento faz parte do caminhar de todo ser humano, a diferença é lidamos com isso...
É inerente à todo o ser humano o aprendizado, o crescimento. Se assim não for vive-se estagnado, ou melhor, não vive, vê a vida passar, parado no mesmo lugar.

Aprenda com seus tropeços, cresça com seu sofrimento. Ame-se, construa a sua fortaleza, a sua segurança, dentro de você. 
Só assim você poderá se libertar para o verdadeiro amor, pleno, tranquilo, sereno e completo, independente do tempo que dure.
Você não será mais dependente dele, você será a fonte. O amor estará em você.

Seja luz, nunca mais se coloque à sombra de ninguém.

Não sinta vergonha, se tiver que chorar, chore. Se quiser gritar, grite. Curta a dor, deixe ela chegar, mas deixe-a partir, não se agarre a ela. Pode ter certeza que ela se vai, basta você deixar...

"Seja um bambu." 
"Não corra atrás das borboletas, plante flores em seu jardim, assim as borboletas virão até você".

3 comentários:

Carlos Medeiros disse...

Muitas vezes nos ocupamos com a (o) parceira (o) e nos esquecemos de nós mesmos. Essa história de que fulano vai mudar, é balela. O negócio é conhecer a pessoa e aceitar o que ela é. Se os defeitos forem gravíssimos, sair fora, melhor, nem entrar.

Roberta de Souza disse...

Concordo Carlos!
Seja bem-vindo!!

Abs,
Beta

Luci Cardinelli disse...

querida, acabei de chegar aqui! mas tou na correria. Porém vou voltar e ler os posts, prometo!

beijosss

vou tuitar pro povo conhecer!